QUAL A IMPORTÂNCIA DO SONO EM NOSSAS VIDAS?

Qualidade de sono é qualidade de vida!

O sono é um estado fisiológico que ocorre na maioria dos animais seguindo um ritmo dentro das 24h, o ritmo circadiano de sono-vigília, que depende da integração de vários sistemas neurais e com a participação de neurotransmissores.  O sono começou a ser considerado um processo ativo somente a partir da década de 50. O sono, considerado como um estado de consciência diferente da vigília, possui particularidades na regulação dos diferentes sistemas fisiológicos, mentais e comportamentais dos seres. Uma noite de sono ruim pode resultar em desequilíbrios hormonais, comprometimento das nossas funções cognitivas, atenção, aprendizado, inclusive alterações de humor e até mesmo da nossa imunidade. Portanto, dormir bem é viver bem.

CONHEÇA NOSSAS ESPECIALIDADES

Medicina do Sono

A Medicina do Sono é uma subárea de várias especialidades da medicina como por exemplo, a Pneumologia, a otorrinolaringologia, a Neurologia, a Cardiologia, a Psiquiatria, a Pediatria. Assim como temos profissionais de outras áreas que também estão ligadas aos distúrbios do sono como a psicologia, a odontologia, a fonoaudiologia e a fisioterapia.


A Medicina do Sono trata sobre as funções do sono e seus distúrbios e como eles impactam a vida dos indivíduos! O exame de polissonografia geralmente é o mais indicado para o diagnóstico das patologias relacionadas ao sono

Neurologia

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da  junção neuromuscular (nervo e músculos).

Por muito tempo a Neurologia foi considerada uma especialidade de diagnóstico, com um exame detalhado, raciocínio brilhante mas com um tratamento inexistente. Atualmente podemos constatar muitos avanços tecnológicos e científico que estão virando essa página!

Distúrbios do Sono

Conheças as principais síndromes que podem prejudicar seu sono.

Doenças Neurológicas

Conheças as principais doenças neurológicas.

Polissonografia domiciliar

Mais prática e na comodidade do seu lar. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a polissonografia domiciliar.